A chefe da área de Programa de Câncer Ocupacional e Ambiente do Inca, Ubirani Otero, conta que mais de 20 mil casos de câncer ao ano no Brasil são provocados pelo ambiente de trabalho. Ubirani Otero explica que a melhor prevenção é afastar o trabalhador da exposição causada por alguns produtos cancerígenos. “Em relação aos agrotóxicos que existe já uma forte suspeita de causar mais de 14 tipos de câncer, a gente precisa mudar a forma de produção agrícola no nosso país”, afirma Otero.
A chefe da área de Programa de Câncer Ocupacional e Ambiental do Inca alerta ainda que todas as formas do amianto, mineral utilizado por indústrias, causam câncer. “Em relação ao amianto não existe alternativa a não ser proibir, banir o amianto do país porque todas as formas de amianto são cancerígenas. Em relação ao benzeno o Brasil trabalha ainda com nível de tolerância, o certo, o ideal é que o benzeno também seja substituído por outros produtos, ou que ele seja eliminado”, finaliza.
Para mais informações sobre cânceres provocados pelo ambiente de trabalho e outros tipos de tumores, acesse: www.inca.gov.br