Checar constantemente e-mails de trabalho fora do expediente pode causar stress, exaustão, depressão e problemas familiares, de acordo com um estudo apresentado durante o encontro anual da Academy of Manegement.
Para analisar o impacto, pesquisadores das universidades Lehigh, Virginia Tech e do Estado do Colorado, todas nos Estados Unidos, analisaram questionários respondidos por 365 trabalhadores de diversos segmentos. Os inquéritos foram concebidos para medir as expectativas da organização (formais ou informais), o tempo gasto checando e-mails fora do horário de trabalho, a preocupação com o trabalho mesmo longe do expediente, o nível de exaustão emocional e as percepções de equilíbrio entre trabalho e família.
“Pessoas que não se desligam do trabalho chegam ao esgotamento (burnout) e produzem menos. O e-mail é uma das formas mais fortes de estar conectado”, disse Liuba Belkin, da Universidade Lehigh e principal autora do estudo.
Os resultados do trabalho mostraram que, na verdade, não é tanto o tempo gasto lendo e-mails de trabalho fora do expediente, mas a expectativa de ter de estar sempre conectado que prejudica a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. De acordo com os autores, essa expectativa causa um stress comparável ao causado por conflitos graves no ambiente de trabalho . Por sua vez, isso prejudica a relação do funcionário com sua família, já que ele não consegue se desconectar do trabalho e aproveitar o tempo livre com os familiares.
Os autores do estudo sugerem que outros países sigam o mesmo caminho da França se quiserem manter a saúde, o bem estar e a produtividade dos funcionários. No início deste ano, a país aprovou uma lei de reforma trabalhista proibindo que funcionários chequem seus e-mails de trabalho nos fins de semana.
Fonte: Veja.
Título Original: Checar e-mails de trabalho fora do expediente faz mal à saúde