A Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que trata da segurança e saúde ocupacional entrará em vigor. Como exigência, temos o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
Como ditos por diversos autores “O objetivo é mapear, avaliar e controlar fatores ambientais e ocupacionais que possam impactar a saúde dos trabalhadores, prevenindo doenças laborais, como a Síndrome de Burnout”, podemos dizer que o GERENCIAMENTO DE RISCOS MENTAIS PASSA A SER OBRIGATÓRIO.
Nosso Professor Marcos Mendanha, sobre a questão mental diz que “As empresas precisarão incluir a avaliação dos riscos psicossociais da mesma forma que já fazem com os riscos físicos, químicos e biológicos”.
Interessante também é o que diz a especialista em neurociência Marina Mezzetti, quando ressalta que “Se as mudanças forem tratadas apenas como uma obrigação documental, os próprios colaboradores podem não se engajar na implementação”.
A importância da Ergonomia Cognitiva, revelada em 2.014, na cidade de Florianópolis, SC, no 2º Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Perícias Médicas Previdenciária, possibilitou que trouxéssemos na forma de check-list a utilização dos conceitos da Ergonomia Cognitiva, que, não temos dúvidas, podem ser aplicados agora com a vigência da NR-1.