A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) anunciou por meio do Diário Oficial da União, que vai realizar um novo concurso público em breve. O certame será em âmbito nacional e irá preencher vagas nas áreas de segurança e medicina do trabalho. Ainda não há informações sobre salários e número de oportunidades, mas o certame vai abranger todas as unidades de federação, com exceção do Mato Grosso.
A seleção tem como objetivo repor o quadro de profissionais técnico-especializados dos Correios, em cumprimento às exigências de norma regulamentadora do Ministério do Trabalho. Dessa forma, as vagas são para os seguintes cargos: auxiliar de enfermagem do trabalho, técnico de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho.
A banca será o Instituto Americando de Desenvolvimento (IADES) e as inscrições estão previstas para este mês.Os interessados poderão se cadastrar somente pela internet, no site da organizadora do concurso.
Segundo a empresa, os candidatos aprovados em todas as fases da seleção serão chamados a assinar contrato individual de trabalho com os Correios, de acordo com a classificação obtida, a localidade selecionada e as necessidades da empresa.
Crise
Trabalhadores dos Correios estão em greve desde o último dia 26 diante da possibilidade de privatização e demissões e o “desmonte fiscal” da empresa, com diminuição do lucro devido a repasses ao governo.
A estatal afirma que teve prejuízos de R$ 2,1 bilhões em 2015 e de R$ 2 bilhões no ano passado. Em dezembro do ano passado, foi anunciado um plano de demissão voluntária e o fechamento de agências para reduzir os gastos. Já a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) alega que a receita tem crescido.
Segundo assessoria de imprensa dos Correios, a direção tentou novamente nesta quarta-feira (3/4) um acordo com as representações dos trabalhadores para encerrar a paralisação e ainda aguarda a finalização da reunião no Tribunal Superior do Trabalho (TST). “Nós não queremos entrar em conflito com os trabalhadores, em hipótese alguma. Estamos buscando alternativas para sair dessa situação, e tudo que pode ser realizado nas esferas gerencial e administrativa está sendo feito. Entretanto, não assumiremos compromissos que não podem ser cumpridos.”
Sobre a abertura de um novo concurso público para a reposição do quadro de pessoal nas áreas de segurança e medicina do trabalho, mesmo diante da crise em questão, a estatal informou apenas que “trata-se de cumprimento de exigências de norma regulamentadora do Ministério do Trabalho”.
Título original: Correios vão realizar concurso público nas áreas de segurança e medicina do trabalho
Fonte: Correio Web Concursos