14 jun 2015

SER RESILIENTE TORNA VOCÊ UM PROFISSIONAL DISPUTADO PELO MERCADO.

postado em: Curiosidades

Nenhum comentário.

De tempos em tempos, novas habilidades são agregadas ao perfil profissional das pessoas, estejam elas em qualquer estágio de sua carreira. Conhecimento técnico, boa relação interpessoal, dinamismo, capacidade de trabalhar em equipe, são alguns exemplos que todas as empresas certamente valorizam. Mas dentre várias, existe uma que vêm ganhando destaque entre os profissionais mais disputados do mercado: estamos falando da resiliência.

Quem é apaixonado em física sabe que a resiliência é uma capacidade dos materiais que acumulam energia de voltar ao seu estado normal depois de submetidos a uma situação de tensão ou estresse. Se o material atinge uma situação crítica ou fora do comum e volta ao normal diz-se que ele é resiliente.

Bem, se você entendeu este conceito, então já deve estar fazendo comparações mentais com o seu ambiente de trabalho. E não é por menos. Toda razão tem sua emoção e toda produtividade acaba passando por uma adversidade. Daí vem a necessidade do profissional resiliente estar preparado para enfrentar estas dificuldades. Se você é capaz de passar por situações estressantes e consegue se recuperar sem muitos traumas, significa que está no caminho certo e é uma pessoa resiliente e bem vista pelas empresas.

Daí vem uma lógica certeira: o profissional resiliente resolve problemas com mais facilidade, executa bons planejamentos, assume riscos controlados, e claro, apresenta os melhores resultados. Temos certeza de que se esse artigo abriu os seus olhos, certamente você vai correr para se tornar um profissional resiliente.

Separamos algumas dicas rápidas para que isso aconteça o quanto antes:

* Escute as pessoas. A maioria delas vai fornecer um feedback saudável para você.

* Tenha suas metas muito bem traçadas.

* Se errar assuma o erro, mesmo que ele tenha duras consequências. Isso fortalece a sua capacidade de resolver futuros problemas, assim como mostra responsabilidade.

* Seja honesto com todos e com você mesmo. Você adquire mais autoconfiança e não sofre tanto com os infortúnios.

* Cuide da saúde emocional. Nada de se dedicar 25 horas ao trabalho e muito menos deixar que os problemas particulares afetem seu profissional. Tenha hobbies, saia com amigos, plante uma árvore e por aí vai.

* Use a criatividade. Ser criativo ajuda a estimular a sua capacidade mental de superar dificuldades com sabedoria.

Por: Equipe TheoricaEmp

Fonte: www.theoricablog.wordpress.com

Assine a newsletter
saudeocupacional.org

Receba o conteúdo em primeira mão.